AMADEO DE SOUZA CARDOSO
VISITE AMARANTE E DESCUBRA O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DA ARTE MODERNA
Amadeo Ferreira de Souza-Cardoso nasce em Manhufe, numa freguesia de Amarante, a 14 de Novembro de 1887, é filho de Emília Cândida Ferreira Cardoso que curiosamente é nascida e criada nesta propriedade onde nos encontramos, juntamente com seu irmão Francisco Cardoso, o Tio excêntrico e viajado, tão importante nesta história por ser o principal confidente e incentivador dos talentos artísticos do sobrinho.
A sua formação académica percorre Manhufe, com passagens por Amarante, Coimbra e em 1906 Lisboa, na Escola de Belas Artes, que acaba por abandonar por influência do seu Tio Chico partindo para Paris com 19 anos de idade, onde promete aos pais estudar arquitetura.
Instala-se no Boulevard Montparnasse, na época, um bairro cosmopolita. É neste ambiente que cresce a sua dedicação ao desenho e à caricatura, estabelecendo relações com nomes da vanguarda artística da época como os Espanhois Pablo Picasso e Juan Gris, os Franceses Marcel Duchamp e Francis Picabia, os Alemães Paul Klee, Franz Marc e August Macke, os Russos Marc Chagall e Kandinsky e os italianos Apollinaire e Amedeo Modigliani com quem partilha o atelier e estabelece uma forte relação de amizade.
Durante esse período Amadeo de Souza Cardoso não se limitou a um único estilo artístico. A sua carreira abrangeu várias influências e movimentos artísticos, incluindo o impressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo e abstracionismo, conseguindo sintetizar todas essas influências na sua própria linguagem pictórica.